Como Divulgar Meu Trabalho na Internet | 3 Top Maneiras

Atualizado:

Saber como divulgar meu trabalho na internet é essencial para o sucesso do meu negócio. Isso porque a internet já é a mídia mais influente em publicidade no Brasil. Existem maneiras gratuitas e pagas de fazer isso, além de diversas estratégias eficazes a depender do público.

Já imaginou receber contatos de ótimos clientes?

Se esses contatos começassem a pipocar na caixa de entrada do seu e-mail, ou até mesmo te chamar no WhatsApp.

E se cada um desses contatos se tornasse cliente, não seria maravilhoso?

Pensando bem! Parece que isso está complicado de ser realidade.

  • Quase ninguém busca por seus serviços;
  • Quando prospecta, não consegue fechar nenhum cliente;
  • Sua taxa de fechamento é desesperadora.

Com tudo isso, às vezes desejamos desistir de divulgar nosso trabalho e procurar um emprego.

Mas, fique tranquilo que o sigilo dos grandes prestadores de serviços está logo abaixo. 

E para você descobrir, precisa somente continuar lendo este artigo.

De acordo com pesquisa da ComScore em parceria com o IAB Brasil, 88% dos brasileiros acreditam que a internet é a mídia mais importante para conseguir informação. 

Por isso, não há como fugir da divulgação de trabalho na internet.

Por ser um espaço tão democrático e com baixos custos, são inúmeras as estratégias de anúncios.

Podemos usar a “divulgação gratuita” com a criação de um blog e produção de conteúdo de qualidade, fazer investimentos em mídias pagas ou aplicar técnicas do Personal Branding, por exemplo.

Neste artigo, você vai ter acesso e aprender as melhores opções para divulgar seu trabalho na internet.

Mas antes, você precisa saber:

O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas nada mais é que uma estratégia que guia o cliente por uma jornada de compra, desde o primeiro contato até o fechamento.

Ele é um conjunto de etapas que vão sanar objeções de seus possíveis clientes, dando suporte a compra ou fechamento de um contrato.

Um dos seus principais objetivos é orientar o seu Lead com informações, apresentando oportunidades e ao mesmo tempo educando para a sua possível conversão. 

De forma sucinta, esses passos do funil de vendas são intimamente conectados com a jornada de compra do seu prospect.

Para entender melhor veja o vídeo:

Canal do Conrado Adolpho

Agora que você entendeu o que é um funil de vendas e seus elementos.

Ps. Saiba que existem centenas de modelos e estratégias de funis que dão para serem implementados em seu negócio.

Também vai precisar saber:

O que é uma Landing Page?

Uma Landing Page (Página de destino) é uma página criada exclusivamente para converter os visitantes em oportunidades.

Ela é  desenvolvida com elementos que conduz as pessoas que chegam nela, a efetuar uma ação específica, seja ela uma compra, um contato direto ou deixar os dados.

Para entender melhor veja o vídeo:

Canal do Tiago Tessmann

Agora que você já sabe o que é preciso antes mesmo de começar a divulgar o seu trabalho, vamos para a primeira maneira.

1º. Como divulgar meu trabalho de forma gratuita

Nem toda a divulgação de trabalhos na internet precisa ser paga. 

Isso porque estamos falando de um espaço democrático e público. 

Não significa, que seja fácil atrair a atenção dos potenciais clientes.

São vários os concorrentes e todos eles estão competindo por alguns segundos dos seus potenciais clientes. 

Para ter sucesso, é preciso se destacar entre a multidão.

No linguajar do Marketing Digital, chamamos essa atração sem investimento de crescimento orgânico. 

Entenda o orgânico como “tráfego gratuito”

Ps. De gratuito não tem nada! Pois, exige seu tempo e dedicação, além de pequenos investimentos.

Os consumidores chegarão, aos poucos, pelos seus interesses naturais, através da rede de pesquisa ou redes sociais.

Essa atração orgânica, pode ser mais rápida ou mais lenta, dependendo da qualidade do conteúdo e do lugar onde eles serão divulgados.

SEO (Search Engine Optimization)

A principal ferramenta de busca hoje é o Google. 

Na realidade, cada vez mais parece que Internet e Google se tornaram sinônimos. 

Sendo assim, ser encontrado pelo Google é ser encontrado na internet.

Dito isso, você precisa entender que existe um algoritmo por trás do Google. 

Esse algoritmo é o responsável por organizar os resultados de busca em lugares mais favoráveis, dependendo do seu conteúdo e otimizações. 

Dessa forma, entender como ele funciona é muito importante para ganhar destaque em seus textos.

Na seção anterior, eu disse que a qualidade do conteúdo era essencial para o crescimento orgânico. 

Isso é verdade, mas saiba que qualidade se refere não só ao que é mostrado, mas também como o site e conteúdo é otimizado.

Este COMO é a forma ideal para que o algoritmo do Google (WEB Vitals), entenda que o conteúdo tem qualidade. 

Sendo assim, é bem provável que o algoritmo do Google te posicionará em lugares melhores. 

Receberá, então, mais cliques, mais contatos de leads e consequentemente terá mais vendas!

Dicas para divulgar seu trabalho com práticas de SEO

A forma que o Google usa para organizar as páginas e te ajudar a divulgar o trabalho pode mudar com o tempo.

A plataforma de search sempre busca selecionar os melhores e recompensá-los pelo seu trabalho bem feito.

Hoje os analistas de SEO concordam que o mais importante é proporcionar ao usuário uma experiência agradável. 

Sendo assim:

O Google usa diversos critérios de classificação e o mais importante deles é o E.A.T (Expertise, Authoritativeness And Trust), ou seja, Expertise, Autoridade e Confiabilidade.

O primeiro critério, Expertise;

De forma bem simplificada, nada mais é que o conteúdo em texto publicado com informação relevante e de fácil leitura. 

Ao produzir esses textos, eles devem ter clareza na mensagem que deseja passar, serem bem construídos, ricos em detalhes e o mais completos possíveis. 

Dicas extra:

  • Analise os 3 primeiros mais bem posicionados para a palavra-chaves que deseja posicionar no Google e faça melhor.

O segundo critério, Autoridade; 

Nada mais é que uma página, onde prova que existe uma pessoa que escreveu o conteúdo publicado.

Essa página deve conter informações sobre o autor, inclusive o endereço, dados para contato (e-mail e telefone) e redes sociais.

E o terceiro critério, Confiabilidade;

Que é a quantidade e qualidade de outros sites citando o seu na internet, os famosos backlinks.

Aqui, quanto mais sites relevantes linkando para as páginas que você deseja rankear, melhor.

O Google também verifica a autoridade da página por meio dos links feitos do seu site. 

Ou seja, quanto mais links importantes de referência fizer de seu site para outros, melhor.

Além da Expertise, Autoridade e Confiabilidade:

A qualidade de sua página do seu site como um todo, precisa ter carregamento rápido e uma ótima estrutura, respeitando o WEB Vitals.

Buscando Sites para Linkar e Divulgar o Trabalho

Ter outros sites linkando para o seu na internet é o 80/20 do tráfego orgânico. 

Isso é comparado ao poder o boca a boca no meio offline

Se muitas pessoas falam de você, quer dizer que tem algo bom a oferecer. 

Isso vai além, quanto mais renomado for o site que linka para o seu, mais autoridade você terá.

Sendo assim, uma boa estratégia para crescimento orgânico é conseguir negociar que sites confiáveis, como portais, coloque links para suas páginas. 

Sites como:

  • Jornais;
  • Revistas;
  • Sites de Variedades;
  • Blogueiros; 
  • Parceiros;
  • Influenciadores.

Além disso, outra estratégia pode ser o engajamento em comunidades ligadas ao seu trabalho. 

Procure por páginas nas redes sociais de pessoas dedicadas a áreas relacionadas a sua.

O conteúdo do blog

A produção de conteúdo em blogs exerce diversas funções.

Primeiramente ela passa ao cliente o sentimento de que está lidando com uma autoridade no assunto. 

Depois os materiais servem de informações gratuitas que atrairão os possíveis consumidores e deixarão sua marca sempre fresca em suas mentes.

Mas não basta somente escrever, é preciso se lembrar do SEO já discutido. 

A forma como o conteúdo foi otimizado é, portanto, tão importante quanto a informação.

Lembre-se de ser claro, usar palavras-chave para indicar do que se trata o material, atribuir o alt text às imagens, escrever uma boa meta description e ter qualidade na produção do texto e na legibilidade.

2º. Redes Sociais

As redes sociais são plataformas de agregação de pessoas e conteúdos. 

São, assim, ótimos locais para a divulgação gratuita dos seus trabalhos. 

O importante, é entender os públicos principais de cada uma delas e como utilizá-las ao seu favor.

  • Youtube: Essa é a plataforma de vídeo mais popular do mundo e o segundo mecanismo de busca mais usado. Tem, portanto, um grande público e seus potenciais clientes certamente estão aqui. A concorrência, entretanto, é grande, o que exige qualidade.
  • Instagram: Essa rede social é ótima para gerar engajamento na sua marca e desenvolver o relacionamento com os clientes. Ela dá, então, mais proximidade entre você e o seu público. Funciona melhor para produtos que têm alto apelo visual.
  • Whatsapp: A grande vantagem do whatsapp é poder estar sempre no bolso dos consumidores. É a rede social que consegue penetrar mais facilmente na rotina das pessoas. O segredo, assim, são as informações curtas, direto ao ponto.
  • Linkedin: Rede social voltada para o ambiente de negócios. As pessoas colocam os currículos, as experiências profissionais ou os produtos e serviços destinados a esse meio. Trata-se, portanto, de uma linguagem mais formal.
  • TikTok: A mais nova rede social que está entrando no mercado com tudo. Com vídeos rápidos, é possível fazer referência aos seus produtos e guiar os consumidores até outras plataformas. Seu público, em geral, é mais novo, então a tendência inicial é que marcas e serviços para jovens se aproveitem disso.

Divulgar o trabalho investindo

A divulgação de graça ou orgânica do trabalho pode exigir esforço e estudo. 

Mas existe uma alternativa que pode acelerar os resultados, como investir em anúncios em plataformas de serviços:

  • Workana;
  • 99freelas;
  • VintePila;
  • E outras…

Praticamente todas as plataformas hoje em dia têm um serviço de impulsionamento pago. 

Isso acontece com o:

  • Meta Ads (Facebook e Instagram);
  • Google Ads (YouTube, Rede de Pesquisas, Display, Shopping e outros…); 
  • TikTok e Kawaii;
  • Taboola e Outbrain. 

Todavia, para tirar o máximo do investimento é recomendado que você tenha certo conhecimento do que está fazendo ou que contrate um profissional.

Sem isso é possível que o dinheiro aplicado não gere tanto retorno quanto deveria.

Cada uma delas exigirá conhecimentos técnicos específicos para maximizar o investimento.

3º. Técnicas de Personal Branding

O Personal Branding são conhecimentos e técnicas que estão ficando cada vez mais populares no Brasil.

Isso é muito em decorrência dos impactos da pandemia que intensificaram a competitividade on-line.

De acordo com o Personal Branding, devemos tratar nosso nome e nossa imagem como as empresas lidam com suas marcas.

Isso quer dizer que devemos nos preocupar com a forma com que desejamos ser vistos.

As melhores técnicas dizem o que se busca é o alinhamento entre a identidade, a imagem e a reputação.

Dessa forma, primeiro é feito o entendimento de quem somos. 

Depois, partimos para divulgação da identidade de uma maneira entendível ao mercado, por meio, portanto, da imagem. 

Por fim, garantimos que o cliente se sinta satisfeito e que nenhum dano seja feito à imagem com reputação. 

Ou seja, entregando sempre com qualidade as promessas de serviços feita + um Overdelivery se possível.

Rede de Contatos (Network)

O Personal Branding trabalha muito com a ideia de criar uma rede de contatos. 

Essas redes podem servir para encontrar não só clientes, mas fornecedores, apoiadores e parceiros.

Além disso, é preciso criar um plano de ação para que você não dê passos inúteis. 

Isso vem do entendimento de onde queremos chegar.

Sendo assim, sabendo quem somos e onde queremos chegar, poderemos aumentar nosso valor para os outros. 

Dessa forma, não desperdiçamos tempo e dinheiro e passamos uma mensagem clara aos que estão conosco.

Lembre-se que hoje é muito importante a divulgação  do seu trabalho. 

O ideal é usar as três formas mencionadas: 

Pagar por impulsionamento não retira a necessidade de produzir conteúdos de qualidade, por exemplo. 

Da mesma forma, se preocupar com a marca pessoal sempre aumentará o seu valor.

Pessoas também perguntam

Como divulgar o seu trabalho?

De modo geral, siga esse passo a passo:

  1. Pesquisar seu público, para entender com quem vai falar;
  2. Crie um blog com conteúdo de valor e SEO;
  3. Crie um estratégia de funil de vendas;
  4. Crie uma landing page otimizada;
  5. Aprenda usar as redes sociais a seu favor;
  6. Configura serviço de e-mail marketing;
  7. Crie anúncios em mídias pagas; 
  8. Análise de seus dados retornados;
  9. Incentivar seus clientes a indicar outros clientes.

O que é trabalhar com divulgação?

Nada mais é que você espalhar conteúdo de grande valor na internet, gerando autoridade para um público específico, criando interesse das pessoas por seu produto ou serviço. 

A criação de conteúdo de valor que mostra as vantagens e benefícios do produto e serviço, que por sua vez, soluciona um problema do cliente, gera autoridade.

Além de atrair novos prospects, consequentemente novos negócios.

Akira Hiroshi
Sobre o autor

Me chamo Akita Hiroshi, aqui no meu blog vou falar sobre assuntos que eu gosto muito e que podem ajudar muitas pessoas, sejam jovens ou experientes.

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